Circuito abre com vitória inédita

Depois de uma longa paragem por causa da pandemia, o Circuito Nacional de Footgolf Claw 2021 teve finalmente início, no sábado dia 10 de abril, com a realização daquela que estava prevista no calendário como a quarta etapa.

O belíssimo campo Castro Marim Golfe & Country Club, no Algarve, foi um palco fantástico para o regresso da modalidade com 122 atletas inscritos, ávidos de voltar a pisar os greens.

Com um conjunto de medidas contra a Covid-19 implementadas em toda a etapa, a segurança de todos os participantes foi uma das prioridades do plano da FPFG para a competição.

Tal como era possível antecipar, a disputa pelos lugares cimeiros esteve muito acesa, com os principais candidatos ao título a não deixarem os seus créditos por mãos alheias.

Mas no top 10 apareceram algumas boas surpresas, a começar pelo vencedor da etapa, Marco Sousa, com uns impressionantes -10 em relação ao par do campo, que se traduziram na sua primeira vitória individual. “O arranque do campeonato não podia ser melhor tanto a nível individual como coletivo. Sinceramente não estava à espera deste resultado, mas contava ficar nos 20 primeiros”, disse o atleta do Ravens FootGolf Clube, acrescentando: “A chave deste resultado esteve nos treinos que fiz na academia dos Ravens, principalmente no que diz respeito à finalização e o facto de não ser nem de longe nem de perto uns dos candidatos, portanto joguei sem qualquer pressão.”

Apesar da excelente performance, Marco Sousa admite que os objetivos para a restante época são “honestamente ajudar os Ravens a ganhar a classificação por equipas”.

Com os mesmos -10 (desempate pelo back nine) ficou o 2º classificado, César Piedade (Vitória Clube de Santarém), que comentou ao site da FPFG o seu início de prova: “Sinceramente não estava à espera, estou lesionado e não sabia como iria reagir à competição, contudo senti-me bem e consegui obter um resultado positivo. Devido à experiência de jogo adquirida ao longo dos anos, consegui manter o foco e concentração, aliando tudo isto a um amplo conhecimento do campo, fruto das diversas competições efetuadas no mesmo. Participo sempre para ganhar e sei que posso ganhar em qualquer campo, reconhecendo valor a outros jogadores, sabendo que muitos estão habilitados e capacitados para ganhar.”

O internacional português, quarto classificado no circuito 2020, acrescentou ainda que as suas ambições passam por “estar no top 10” da classificação geral e “ajudar” a sua equipa a ser campeã. “A concorrência está cada vez mais forte e competente, mas o FootGolf é uma luta contra o campo e contra as nossas capacidades ou incapacidades, a mim só me resta dar sempre o meu melhor, se o meu melhor não der para vencer, somente me resta parabenizar os que foram ou são melhores que eu.”

O pódio da etapa masculina ficou encerrado com a presença de Nélson Pires (-9). O campeão nacional Pedro Brito (Estoril Praia) começou o campeonato com um 7.º lugar (-6). Destaque ainda para o quarto lugar alcançado por Paulo Pádua (Palacianos FootGolf Club).

Na categoria Sénior o melhor foi Marco Aurélio Silva (Ravens) com um score de -6, enquanto nos femininos a melhor classificada foi a atual campeã nacional Filomena Alcobaça, com 4 chutos acima do par 66. Em Juniores a vitória na etapa foi alcançada pelo Leonardo Silva (Lisbon Lions FootGolf).