Candidatos chegam-se à frente

Vinte e quatro horas depois do início do circuito Nacional de Footgolf Claw 2021, com a realização da 4ª etapa do calendário, realizou-se a 5.ª ronda do campeonato, cumprindo-se assim uma jornada dupla no sempre desafiante e belo campo do Castro Marim Golfe & Country Club, no Algarve.

Se a ronda inicial já tinha deixado indicações que o nível dos footgolfers nacionais está alto, o domingo veio confirmar isso mesmo, com apenas quatro atletas (Miguel Maia, Nélson Pires, Paulo Pádua e André Bento) a repetirem a entrada no top 10 do dia anterior.

O que se repetiu foi um estreante no lugar mais alto da classificação. Depois da desqualificação de Pedro Brito – que tinha sido o melhor do dia – devido a uma irregularidade encontrada no score card, a vitória caiu nos braços de Tiago Marques, que acabou a sua volta com uns impressionantes -11 chutos ao par 66 do campo.

“O arranque da temporada superou as expetativas, pois cumpri o confinamento e não me preparei nem mesmo fisicamente. Contava fazer boas classificações, pois sempre me dei bem em Castro Marim, mas não esperava ganhar uma etapa”, explicou ao site da FPFG o atleta do Ravens FootGolf Clube, que parece determinado em voltar aos bons resultados, depois da conquista da Taça de Portugal 2019.

“A época de 2020 a nível interno não correu bem, mas voltar a vencer, agora no Circuito Nacional, é uma sensação fantástica, faz nos acreditar que é possível andar com mais consistência entre os melhores”, adiantou o jovem atleta, que a chave para a vitória esteve na “tranquilidade, bom espírito de grupo e a forma segura” como jogou: “Quero agradecer ao meu pai, que teve um contributo importante para esta vitória. Marcar 140 pontos na 2ª etapa, e sair da mesma em 6º lugar faz-me pensar que será possível tentar um lugar nos 10 primeiros no final do ano, no entanto não será fácil pois dos 12 primeiros classificados do ano passado apenas 3 estão lá para já, o que demonstra a evolução do FootGolf e a enorme competividade e qualidade dos nossos jogadores.”

Num fim de semana de sonho para a formação dos Ravens, Miguel Maia confirmou toda a sua qualidade, realizando os mesmos -11 chutos do colega de equipa, ficando no 2º posto (desempate pelo back nine).

Luís Correia (Estoril Praia), autor de dois hole-in-one na etapa, concluiu a prova no 3.º lugar, com uns belíssimos -9, os mesmos do quarto classificado, Edgar Carvalho (Lisboa FGC). O top 5 fechou com Nélson Pires (Vitória CS).

Em Seniores, o Pedro J. Brito (Estoril Praia) não deu hipóteses à concorrência, terminando a sua volta com -8, o que lhe deu também um 6.º lugar à geral. Robert Tajtyi terminou na 2ª posição com -7, e o pódio ficou fechado com Alexandre Marau (Estoril Praia), com -3.

Em femininos a história teve a mesma protagonista: Filomena Alcobaça (Vitória CS). A campeã nacional repetiu o triunfo da véspera, realizando o par do campo. Em 2º lugar ficou Madalena Padrão (2 acima do par) e em 3º Sandra Gonçalves (VCS) com 71 chutos. Na categoria Juniores a vitória na etapa foi alcançada por Miguel Carvalho (FC Estrelas Lisboa), com -1. A vitória por equipas sorriu à formação dos Ravens.